Tigre representou o Brasil no mundo em 1997

4/26/2014 0 Comments

Matéria escrita por Gabriel Pitor ainda no site do jornalista Roger Willians

No último especial do ano, o blog do Roger Willians traz uma história interessante sobre o Torneio Intercontinental Sub-16 de 1997 (ou Dallas Cup ou Mundial Interclubes). A competição abrigou equipes de vários países, além dos times do país sede (Estados Unidos, já que o torneio aconteceu em Dallas). O Tigre da Paulista foi cabeça de chave do grupo B.

O que foi a Dallas Cup?

Antigamente a FIFA não organizava mundiais interclubes, tanto que os campeões das edições dos mundiais antes de 2000 são aclamados campeões intercontinentais (e não campeões mundiais). É certo dizer também que a FIFA não reconhece o Rio Branco como participante do mundial Sub-16 de 1997. 

Porém, naquela época, havia a "Dallas Cup" ou Torneio Intercontinental de bases. A Dallas Cup foi um mundial interclubes das várias categorias amadoras até 2000 (ano em que a FIFA começou a organizar mundiais). 

Até hoje, é a mais forte competição de categorias de base, tendo como participantes equipes renomadas de todo o mundo, como: Real Madrid, Manchester United, Barcelona, Arsenal, Club America, AC Milan, São Paulo, Ajax, PSG e Boca Juniors.

Além disso, a competição ajudou a revelar craques do futebol mundial, como: David Beckham, Clint Dempsey, Chicharito, Landon Donovan, Raul, Michael Bradley, Wayne Rooney, Kleberson e Giovani dos Santos.

O público das partidas são excelentes, chegando a levar cerca de 100 mil pessoas aos estádios em cada edição do campeonato. 

Dos pequenos, quais times participaram?

O Rio Branco Esporte Clube é o único clube do interior de São Paulo a participar do Torneio Intercontinental. Também é correto afirmar que o Tigre é o único time do interior de São Paulo a participar de algum mundial interclubes contando todas as categorias (desde o profissional até bases). 

No Brasil, apenas três times considerados pequenos participaram de algum torneio intercontinental ou mundial interclubes: Rio Branco, União Bandeirante/PR e Desportiva Capixaba. 

Por que o Rio Branco?

A Dallas Cup seleciona os melhores times de cada país e convida-os. O Tigre, por sua campanha no Sub-17 em 1997, foi selecionado. Indubitavelmente os critérios não são muito claros, mas a seleção acontece. 

Torneio Intercontinental U-16 de 1997 | Dallas Cup

Cabeças de chave:
  • SG Rot Weiss, da Alemanha. 
  • Rio Branco EC, do Brasil. 
  • Tecos UAG, do México. 
  • Santa Ana FC, do El Salvador. 
  • Chivas Guadalajara, do México. 
  • Estrellas Infantiles, da Guatemala. 
  • Pachuca, do México. 
  • Tigres, do México. 

Grupos:

0 comments: