O projeto ''Esporte Clube Vasco da Gama - Um traço de união paulista-carioca''

7/18/2017 , 2 Comments


O projeto “Esporte Clube Vasco da Gama – Um traço de união paulista-carioca” visa resgatar toda a história do saudoso Vasquinho da Conserva. Tudo será revelado: quem mais jogou, quem mais fez gols, fichas técnicas, resultados históricos, curiosidades... Este é um trabalho que os grandes clubes do Brasil possuem e que o Vasco de Americana irá ganhar com a ajuda de pessoas que guardam o Dragão na memória com muito carinho por suas páginas heroicas. 

Dentro deste projeto, temos: um almanaque e um livro que irá contar toda a história do Vasquinho. Ainda está sendo estudado se realmente serão feitos um almanaque e um livro (materiais separados) ou se os dois conteúdos serão colocados em apenas um material. Além disso, um documentário será preparado com personagens da história do Vasco. Também será possível fazer um kit, ou seja, o livro/almanaque, o documentário e alguns produtos do Vasco que iremos fazer em parceria com empresas – como a reedição da camisa de 58 do Vasquinho (a camisa clássica) e canecas, bottons e chaveiros. 

Tudo isso como forma de homenagem aos que lutaram por 29 anos para que o Vasco da Gama e o Americana Esporte Clube se tornassem times vitoriosos e que levaram muito bem o nome da Princesa Tecelã. Vale dizer, o Vasquinho foi fundado, em 1950, como um time do bairro da Conserva e simplesmente para rivalizar com o Flamengo da Vila Galo. O cruzmaltino cresceu tanto que acabou se tornando o principal time da cidade e um dos principais da região. 

O objetivo desta postagem é trazer todos os passos e tudo o que vem sendo feito para a realização do projeto. Após a matéria de Zaramelo Júnior (versão digital), publicada no Jornal O Jogo em 28 de abril de 2017, tem despertado em muitos a curiosidade sobre o projeto "Esporte Clube Vasco da Gama - Um traço de união paulista-carioca": no que consiste, o que vem sendo feito, o que ainda falta para fazer e as fases do projeto. Para isso, o proprietário do Acervo - Rio Branco Esporte Clube, historiador e mentor do projeto Gabriel Pitor Oliveira, vem explicar um pouquinho sobre o conteúdo:

FASES DO PROJETO
1 - Pesquisa de jogos e fichas técnicas (CONCLUÍDO): o Vasco da Gama foi fundado em 24 de abril de 1950 como uma equipe varzeana, de bairro. Desde aquele dia até o seu fim, em 1979 com a fusão com o Rio Branco e já com o nome de Americana EC, a equipe passou por todas as fases do futebol e explorou todos os desafios que um interiorano costuma encarar. Neste período foram vários jogos, sendo todos já pesquisados em periódicos da época, assim como as fichas técnicas. Ainda há carências, mas que podem não serem resolvidas devido ao fato do Vasco ter uma cobertura falha da imprensa da época. 

2 - Apuração de dados técnicos (CONCLUÍDO): a apuração é ver se todos os dados pesquisados na fase anterior estão corretos. Também é feito o levantamento de novos dados: quem mais jogou, quantas partidas fizeram cada atleta, quantos gols e assim por diante. Esta fase já foi concluída. 

3 - Pesquisa de biografias, fotos e conteúdos multimídia (EM ANDAMENTO): é aqui que estamos. Diariamente, eu (Gabriel Pitor) tenho conversado com ex-jogadores e familiares de ex-jogadores com o objetivo de coletar dados biográficos, fotos e possíveis conteúdos ou materiais que eles possam ter relacionados ao Vasquinho de Americana. Não importa o que seja, tudo o que é relacionado ao Dragão é válido para o resgate histórico - desde canhotos de ingressos até registros fotográficos ou imagens de vídeo.

4 - Definição do projeto gráfico do almanaque e plano de conteúdo (PENDENTE): depois de tudo pesquisado e apurado é hora de definir como será o livro-almanaque. É neste momento que serão pensados quantas páginas serão destinadas para determinado assunto, como será a cronologia do livro-almanaque, como os dados serão apresentados, quais serão os atletas homenageados no livro e etc.

5 - Produção e revisão do conteúdo do almanaque e projeto (PENDENTE): definido o projeto gráfico e quais os conteúdos serão publicados e como serão publicados, é hora de produzir em ritmo acelerado para que possa ser revisado. Todo o conteúdo precisa passar por uma nova avaliação, uma revisão para que erros possam ser evitados - desde equívocos linguísticos até mesmo do próprio denso conteúdo.

6 - Captação de recursos (PENDENTE): esta é a fase chave do projeto. Sem ela, não há como o projeto inteiro andar e ser publicado. Ainda está sendo estudado o aporte financeiro por meio de órgãos públicos e leis de incentivo à cultura. Porém, já estão definidas as diretrizes de busca de patrocínios e doações por meio de famílias ligadas ao Esporte Clube Vasco da Gama. Outro recurso de captação financeira será a pré-venda. Nesta fase também que serão definidos os locais e as plataformas nos quais os produtos do projeto serão comercializados.

7 - Gravação do documentário (com nome ainda a ser definido - PENDENTE): é por isso que a fase de captação de recursos será feita antes mesmo da gravação do documentário. Uma produção audiovisual requisita grande aporte técnico - de maquinário e de equipe - e isso demanda grande custo financeiro - por mais enxutos que sejam os custos de cenário. De qualquer forma, mais de 10 personagens importantes para a história do Vasco da Gama já foram contatados e estão oficialmente avisados sobre a realização do documentário, com local já definido e com diretrizes de como será feito o produto audiovisual.

8 - Fechamento de todos os conteúdos, definição de valores e divulgação (PENDENTE): depois de gravado o documentário e de revisado o almanaque, não faltará mais nada senão publicar e comercializar. É nesta fase que serão definidos os valores do kit, do almanaque e de todos os outros materiais. Também será definido onde o produto será lançado. Aqueles que auxiliaram na produção do livro serão presenteados. Serão feitas, também, ações de marketing a fim de que várias pessoas possam ter conhecimento da publicação do material.

9 - Publicação (PENDENTE)

O QUE JÁ TEMOS
- Mais de 600 jogos levantados desde 24 de abril de 1950, sendo que 80% possuem suas fichas técnicas conhecidas.
- Mais de 500 atletas, 30 técnicos e vários diretores já envergaram a camisa do Vasco da Gama ou do Americana Esporte Clube, todos serão revelados no livro-almanaque (grande parte com suas biografias).
- Da parte de biografias (fase de pesquisa iniciada em 10 de julho de 2017), quase 50 já foram resgatadas em pouco tempo de pesquisa. O objetivo é de que pelo menos 75% dos que passaram pelo Dragão tenham suas biografias reveladas.
- Com o auxílio de ex-jogadores e de Fred Smania, quase 60 fotos do Vasco/AEC já foram resgatas e este acervo só aumenta a cada dia.
- Mais de 20 relatos de ex-atletas já foram documentados para o livro-almanaque em pouco tempo de pesquisa.
- Mais de 100 rostos de atletas já foram encontrados em pouco tempo de pesquisa.
- Letra do hino do Vasco da Gama de Americana - artigo raro.
- Jogo inaugural do estádio Victório Scuro e biografia de quem foi Victório Scuro.
- Jogo inaugural do estádio Décio Vitta e todo o relato da construção do estádio, inclusive relatos do autor do primeiro gol da praça esportiva: Nilton Libardi, o Niltinho.
- Mais curiosidades ao longo dos 29 anos de história do Vasco da Gama-Americana Esporte Clube até a fusão com o Tigre da Paulista.

O QUE AINDA FALTA (PESQUISA)
- Quase 90% das biografias dos que passaram pelo Vasco da Gama-Americana.
- Faltam 141 fichas técnicas e que necessitarão de pesquisas em periódicos de fora de Americana.
- Resgate de documentos do Esporte Clube Vasco da Gama que estão no cartório da cidade - demanda recurso financeiro.
- Resgate dos troféus do Esporte Clube Vasco da Gama-Americana Esporte Clube.
- Resgate de atas e documentos oficiais do clube.
- Resgate de áudios e vídeos que envolvam o Esporte Clube Vasco da Gama-Americana Esporte Clube.
- Fotos de 80% dos jogadores do Esporte Clube Vasco da Gama-Americana Esporte Clube (rostos).

ALGUMAS PESSOAS QUE JÁ FORAM OUVIDAS
- Fred Smania - Ex-preparador físico do Rio Branco, campeão com o Vasco da Gama em 1968. Passou por vários clubes brasileiros e teve a sua biografia revelada aqui no acervo. Ele é filho também do ex-técnico do Vasco, Armando Smania.
- David Tunussi - Uma das figuras de maior luta no esporte americanense. Por anos, foi diretor do Vasco, do Americana e do Rio Branco. 
- Armindo Borelli - Hoje presidente do Conselho Deliberativo do Rio Branco, Borelli foi ex-presidente do Tigre e atacante do primeiro time do Vasquinho na década de 50.
- Jota Júnior - Com o apelido de "Juca", o narrador dos canais SporTV já jogou pelo Vasco da Gama de Americana na década de 60 e ainda era o repórter de campo no jogo do título da Segunda Divisão do Vasco de 1968. Uma das páginas do almanaque conta uma das situações inusitadas que ele viveu quando ainda era narrador do cruzmaltino.
- Nenê "Manga Rosa" - Goleiro ídolo do Vasco da Gama, era o titular do time campeão de 1968.
- Tuti - Meio-campista que fez muito sucesso no Vasquinho, Tuti iniciou a carreira na Ponte Preta e é costumeiramente lembrado por Milton Neves no programa "Terceiro Tempo" da Rede Bandeirantes. É uma das figuras emblemáticas da Macaca e do Dragão.

APELO
O historiador e mentor do projeto, Gabriel Pitor Oliveira, faz um apelo para que recomendem, mandem contato de pessoas que possam ter alguma ligação ao Vasco da Gama ou ao Americana Esporte Clube. Unidos, o árduo trabalho pode ser encerrado em menor tempo. Também é feito um apelo para que apoiem o projeto, especialmente os atuais torcedores do Rio Branco Esporte Clube que também podem ser considerados parte do público-alvo. Até porque, o Vasquinho e o AEC foram importantes para o volta do Tigre em 1979 depois de tanta luta para se manterem no segundo escalão paulista. Muitas das pessoas que serão retratadas no livro-almanaque e no projeto já foram do Rio Branco ou também lutaram arduamente para auxiliar o Vasquinho para que em 79 o clube pudesse entregar de bandeja a vaga para o alvinegro na Divisão Intermediária.

POR QUE A REALIZAÇÃO DO PROJETO
Eu (Gabriel Pitor) sempre fui muito curioso. Depois que eu comecei a pesquisar do Rio Branco, despertou a minha curiosidade de pesquisar do Vasquinho. Muitos falavam do título de 1968 do Vasco, então para mim era um time que merecia maior destaque, merecia ter a sua história preservada.

Outro fator que motivou a pesquisa foi o desprezo ou "olho torto" por parte da torcida do Tigre ao Vasquinho. Muitos não entendem a importância do cruzmaltino para a volta do Rio Branco ao futebol. Se não fosse o Vasco lutar tanto contra as dificuldades para se manter na "2ª Divisão", o Tigre não voltaria ao futebol em 79 ou voltaria na quarta divisão estadual - tornando a missão de chegar à elite, como foi em 1990, muito mais árdua. Pessoas fizeram "da tripa, o coração" para manter o Dragão e isso merece ser valorizado. E mesmo com tantas dificuldades, a equipe conquistou o primeiro título profissional da cidade e ainda venceu grandes desafios em sua história. O Vasco da Gama de Americana precisa ser valorizado e precisa ser resgatado, pois faz parte da nossa história.

PREVISÃO
Não é legal pensar em previsão. História é algo que nunca termina, sempre temos alguma novidade ou algo a encontrar. Então, tem muita coisa a ser revelada ainda, muito material a ser encontrado, o Vasquinho não tinha grande cobertura, então diante das dificuldades fica difícil dar um prazo.

Entretanto, pela primeira vez o projeto divulga um prazo de término: dezembro de 2018. Podendo ou não ser cumprido - e todas as atualizações sobre o andamento do projeto serão dadas à imprensa e aos que acompanham a realização. 

2 comments:

  1. Ola, Boa Tarde!!!
    Uma correção ao nome do David, na verdade é David Tunussi e não Tonussi. Ele é meu tio.
    Tbm recomendo que fale com o meu pai, Heber do Valle. Ele morar a 2 quarteirões do Victorio Scuro e sempre foi um fanático pelo clube. Ele deve ter diversas historias do clube.

    Abs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Heber, tudo bem?
      Mandei uma mensagem para você no Facebook. Muito obrigado pela correção, viu. Está tudo certinho agora.

      Delete