A origem do mascote Tigre e o primeiro Tigre do Brasil

4/26/2014 0 Comments

O blog pesquisou e correu atrás para confirmar a histórica informação que o Rio Branco Esporte Clube é o primeiro Tigre do Brasil. E mais, pesquisamos e encontramos a origem do mascote Tigre. São informações e dados históricos exclusivos do blog. É de arrepiar os apaixonados riobranquenses. 

Por que o Tigre?
O Tigre foi ideia de Plínio OrtolanoO primeiro registro do Rio Branco ser chamado de Tigre data de 1923. Diz a revista “Americana Ilustrada”, de julho de 1951: “Em reunião realizada em 6 de março de 1923, é deliberado oficiar aos seguintes jornais “Correio Paulistano”, “Combate”, “Gazeta de S.Paulo”, “Gazeta de Campinas”, “Il Piccolo”, “Fanfulla”, “Comercio de S. Paulo” e “Folha da Noite”, agradecendo as referências feitas ao quadro do Rio Branco F.C. Oficiar ao Sr. Plínio Ortolano, agradecendo a idéia de pintar o tigre, simbolizando o Rio Branco”.

Desde então, o Rio Branco adotou como mascote o tigre por causa dos instintos deste animal. O tigre, conhecido por sua determinação, força e agilidade no momento da caça, representa a trajetória do Rio Branco no futebol desde a sua fundação, em 1913.

Os primeiros confrontos, contra equipes amadoras da região, foram apenas o pontapé inicial da paixão do torcedor alvinegro de Americana pelo simbolismo da imagem do tigre, que é um animal com força incomparável e que possui os maiores dentes que qualquer outro predador. Pode arrastar uma presa de até 400 Kg por longa distância e, mesmo quando velho, encara qualquer outro animal. A semelhança entre as ações do tigre e o futebol do Rio Branco no começo de sua história foi fundamental para que o animal fosse adotado como mascote do time e da torcida.

E o dito Tigre “da Paulista”, se refere aos tempos em que as equipes viajavam de trem para os jogos no interior. Como Americana era atendida pela Cia Paulista, nada mais justo que adotar essa nomenclatura ao mascote, como fez a Internacional de Limeira, o “Leão da Paulista”.

A bandeira (foto) trazia uma alusão à Zona Paulista, área esportiva que o Tigre fazia parte e que foi penta campeão (1944 a 1948). O Tigre da Zona era como o então campeão do Centenário (1922) era chamado naqueles tempos.

O primeiro Tigre do Brasil

São exatos 38 times no Brasil que utilizam ou utilizaram o tigre como mascote. Entretanto, o Rio Branco foi quem iniciou essa lista, composta por tradicionais, multicampeões e grandes forças do futebol brasileiro. Nada mais justo o maior Rio Branco do Brasil iniciar a caminhada. Confira a lista do mais velho ao mais novo:

Rio Branco/SP (1923) - História contada acima [Tigre da Paulista].
Jaboticabal/SP (1930) Influenciada pelos instintos do animal tigre [Tigre de Atenas].
Mixto/MT (1936) - Instintos do animal tigre, virou o Tigrão da Vargas, por conta da sede do clube se localizar na Av.Presidente Vargas. 
Marília/SP (1942) - Instintos do animal tigre [Tigre da alvi-celeste].
Vila Nova/GO (1944) - Escolha dos torcedores [Tigre colorado]. 
Libermorro/AM (1947) - Instintos do animal tigre [Tigrão da Liberdade]. 
Criciúma/SC (1949) - Após os primeiros títulos e glórias, virou o Tigrão e Tricolor predestinado. Mascote escolhido através das cores do time e instintos do animal tigre. 
Colo-Colo/BA (1949) - Instintos do animal tigre [Tigrão do coração]. 
Santos/PB (1949) - Instintos e garra do animal tigre [Tigre paraibano].
Guaxupé/MG (1954) - Instintos do animal tigre [Tigre de Minas].
Flamengo/PR (1959) - Instintos do animal tigre [Tigre rubro-negro].
Tiradentes/CE (1961) - Fundado e mantida pela PM do Estado do Ceará, a escolha foi o Tigre pelos instintos do animal [Tigre da Polícia Militar].
Tiradentes/PI (1962) - Após o Tiradentes, do Ceará, adotar o Tigre como mascote, o clube do Piauí seguiu o mesmo caminho [Tigre auri-azul].
Grêmio Acreano/AC (1965) - Instintos do animal tigre [Tigre do Acre].
Vila Aurora/MT (1966) - Instintos do animal tigre [Tigrão].
Novorizontino (1973 - velho) - Por ter as cores do clube [Tigre do Vale].
Tiradentes/PA (1975) - A garra, determínio e instintos do animal tigre [Tigre paraense].
Eunápolis/BA (1982) - Instintos do animal tigre [Tigre baiano].
Gabirobense/MT (1982) - Instintos do animal tigre.
Plácido de Castro/AC (1983) - Após vitória sobre o ADESG, começaram o chamar de Tigre pela garra. Acabou se confirmando [Tigre acreano].
Nova Venécia/PA (1983) - Instintos do animal tigre [Tigre tricolor].
Batalhense/AL (1985) - Instintos do animal tigre.
Interporto/TO (1990) - Foi nomeado o Tigre da Bola por um jornal da cidade e pegou. O motivo foi os instintos.
Ouro Velo/PB (1990) - Instintos do animal tigre [Tigrão da alvi-azul].
Time Negra/PA (1997) - É o Paysandu B e para não repetir o mascote do seu time "original", o Tigre foi apelidado pela torcida.
CSP/PB (1997) - Determinação da diretoria, tendo em vista os instintos do animal tigre.
Ipatinga/MG (1998) - Em concurso realizado, mais de 1500 pessoas escolheram o animal tigre [Tigre do Vale do Aço].
Joseense/SP (1998) - Por conta do marketing [Tigre do Vale do Paraíba].
Petrolina Social/PE (2000) - Instintos do animal tigre [A fera do Tigre].
Tocantins FC/TO (2000) - Instintos do animal tigre [Tigrão da Serra].
Novorizontino (2001 - novo) - Inspiração no primeiro Novorizontino, cores do clube [Tigre do Vale].
Santa Cruz de Cuiarana/PA (2002) - Quando ainda era um clube amador, a torcida o apelidou de Tigre do Salgado.
Planaltina/DF (2003) - Instintos do animal tigre e decisão dos diretores.
Rolim de Moura/RO (2003) - A diretoria escolheu o Tigre por conta da grande quantidade do animal na região e os instintos do mesmo animal.
Tigres do Brasil/RJ (2004) - Escolha dos diretores baseado nos instintos do animal.
São Bernardo/SP (2004) - Instintos do animal, com o tempo foi nomeado o Tigre do ABC. Alguns torcedores do Interior com "más línguas" dizem ser cópia do nosso Tigre da Paulista.
Votoraty/SP (2005) - Após vencer o Oeste Paulista na segundona paulista, a escolha aconteceu baseada nos instintos. O clube foi comprado pelo Comercial e está licenciado.
Prudentópolis/PR (2008) - Escolha da diretoria, simpatia e instintos do animal.

*Paulistano e Sanjoanense também foram pesquisados. Entretanto, não há qualquer registro em estatuto de que o Paulistano tenha o Tigre como seu mascote; a Sanjoanense também não oficializou o Tigre como seu mascote, apesar de utilizá-lo. De qualquer forma, mesmo que ela entrasse nessa lista, não ultrapassaria o RB, já que relatos dão conta que o mascote apareceu em 1928.

O primeiro mascote

Antes de 1923, o Rio Branco tinha outro mascote, totalmente diferente dos instintos do Tigre. O "cão Coty", um cão da raça poodle, era o mascote do Rio Branco. Foram 12 anos com o tal mascote. Diferente e inusitado.


0 comments: