Tigre venceu duas no mundial interclubes Sub-16 de 1997

4/26/2014 , 0 Comments

11 a 0 na Seleção da Suécia
Alguns jogadores da equipe juvenil, considerados reservas e terceiros reservas, ficaram no Brasil e participaram de um amistoso contra a Seleção da Suécia. A equipe Sub-17 do Tigre fez a festa e goleou por 11 a 0. O detalhe é que os suecos estavam em sua melhor fase nas seleções de base, ganhando ascensão no futebol mundial. Porém, é preciso salientar que o forte calor de Americana atrapalhou bastante a atuação dos garotos suecos. Ademais, faz-se necessário citar o desfalque dos dois principais jogadores do time juvenil: Sandro Hiroshi, que estava nos EUA disputando o Torneio Intercontinental - Dallas Cup, e Anaílson, que estava no Maranhão. Abaixo, o registro do Jornal Todo Dia de Americana em 25 de março de 1997:

Na foto da matéria, os jogadores da Suécia caíram na piscina para se refrescarem

Por que o Tigre participou?
Ainda não é um critério muito claro, mas os historiadores do Rio Branco Esporte Clube acreditaram que o motivo foi o título de atual Campeão Paulista Juvenil, como destaca o Todo Dia de Americana em 25 de março de 1997:



Além disso, a matéria destaca o seguinte após o trecho acima: "Ambos (Sandro Hiroshi e Anaílson) se sagraram campeões Sul-americanos, semana passada, no Paraguai (vestindo a camisa da Seleção Brasileira Sub-17). Anaílson foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro Juvenil do ano passado e Sandro foi artilheiro do Paulista de 1996". 

Regulamento do Torneio Intercontinental U-16 1997 - Dallas Cup
As 32 equipes foram divididas em oito grupos com quatro integrantes cada chave. Apenas o primeiro de cada grupo classificou às quartas-de-finais da Dallas Cup. Após isso, houve um confronto olímpico nas quartas-de-finais (Jogo 1 - 1º grupo A x 1º grupo B | Jogo 2 - 1º grupo C x 1º grupo D | Jogo 3 - 1º grupo E x 1º grupo F | Jogo 4 - 1º grupo G x 1º grupo H), os vencedores de cada jogo classificaram às semifinais. Na semifinal, outro confronto olímpico (Jogo 1 - Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2 | Jogo 2 - Vencedor Jogo 3 x Vencedor Jogo 4), os vencedores de cada jogo classificaram à final e os perdedores à disputa do terceiro lugar. Na final, os vencedores do Jogo 1 e 2 disputaram a taça, e os perdedores dos mesmos jogos disputavam um prêmio simbólico de 3º colocado. O Chicago Magic sagrou-se campeão da competição e, eventualmente, campeão mundial Sub-16.

Zebrou! FC Delco passa e Tigre cai fora
Todos esperavam que o Rio Branco classificasse com tranquilidade no grupo "B", visto que era um dos cabeças de chave e favoritos ao título. Entretanto, a zebra apareceu e o Delco Dynamo classificou às quartas-de-finais, fazendo os Tigrinhos voltarem para a casa mais cedo. 

Inicialmente, o Tigre venceu o Tulsa Hurricane por 2 a 0, no dia 23 de março. No dia seguinte, a informação que o blog possui é que o FC Delco goleou o Boise Nationals. Mais tarde, no dia 25 de março, o Rio Branco venceu o Boise Nationals por 2 a 1, enquanto o jogo do FC Delco foi adiado para depois do confronto contra o alvinegro americanense.

No confronto decisivo para o Tigre contra o Delco, a equipe dos EUA venceu por 3 a 2, como retrata o Jornal O Liberal. O Rio Branco necessitava de uma vitória do lanterna Tulsa sobre o Delco por uma grande diferença de gols, o que acabou não ocorrendo. 



Dessa forma, a participação do Tigre encerrou com duas vitórias e uma derrota:

23/03/97 - Rio Branco 2x0 Tulsa Hurricane
25/03/97 - Rio Branco 2x1 Boise Nationals
27/03/97 - Rio Branco 2x3 FC Delco 

Relembrando os cabeças de chave
Cabeças de chave:
  • SG Rot Weiss, da Alemanha. 
  • Rio Branco EC, do Brasil. 
  • Tecos UAG, do México. 
  • Santa Ana FC, do El Salvador. 
  • Chivas Guadalajara, do México. 
  • Estrellas Infantiles, da Guatemala. 
  • Pachuca, do México. 
  • Tigres, do México. 
Relembrando os grupos da competição



Relembrando o único registro
Há apenas uma foto do time Sub-16 embarcando para os Estados Unidos. O registro é do site "Riobrancana". 


0 comments: