Lance!-IBOPE: Tigre tem a terceira maior torcida do interior paulista

4/26/2014 0 Comments

O Rio Branco, escorraçado fora e dentro de campo nos últimos anos, e acumulando dívidas altíssimas, tem a 3ª maior torcida do interior do estado de São Paulo e a 8ª maior no geral, ficando atrás de Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Guarani, Ponte Preta e Portuguesa.

Os dados foram revelados na 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas, que ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos.

Outros times do interior que aparecem na pesquisa são Inter de Limeira, Noroeste e São Caetano, todos atrás do Rio Branco. O Tigre, segundo a pesquisa tem, inquestionavelmente a 3ª maior torcida do interior, ficando atrás das gigantes do Bugre e da Macaca.

É bom que as pessoas que tem a caneta na mão e voto na boca saibam quantas pessoas ficarão desamparadas e tristes com o possível fim do futebol alvinegro e o impacto que isso pode ter. E que os empresários que tem dúvidas de aplicar ou não no clube saibam a dimensão que o mesmo ainda possui, mesmo não estando em boa fase.

Este não é o primeiro levantamento que aponta o gigantismo da torcida riobranquense (relembre outros aqui e aqui).

Campeão dos campeões

O Corinthians continua na liderança das torcidas de São Paulo. Dos 29% de representatividade em 1998, o Alvinegro que comemora seu centenário no próximo dia 1º passou para 33,4% em 2004 e agora chega a 35,2% dos habitantes do estado de São Paulo.

O Corinthians manteve a vantagem para o São Paulo, que continua em segundo. O Tricolor passou de 16% em 1998, para 19% em 2004 e em 2010 chegou a 20,8%.

Se a diferença entre os dois primeiros não mudou, continuando em 14,4 pontos percentuais, a vantagem do São Paulo para o Palmeiras explodiu desde o começo da pesquisa.

O Palmeiras tinha 14% em 1998, apenas dois pontos atrás do São Paulo. Em 2004, a fatia dos torcedores alviverdes caiu para 13,3% e a diferença subiu 5,7 pontos.

Em 2010, o Palmeiras aparece com 11,8% da preferência dos paulistas, nove pontos atrás do São Paulo. Em 12 anos, os palmeiras passaram de 87,5% para 56,7% do contingente de são-paulinos. O Palmeiras não só perdeu terreno para os são-paulinos como está sendo alcançado pelos santistas, que voltaram ao patamar de 9% de doze anos atrás (estão de fato em 9,2%). Em relação a 2004, a diferença caiu de 5 para 2,6 pontos percentuais.


Para conferir a íntegra dessa matéria, clique aqui.

0 comments: