Garcia Salvador

4/26/2014 0 Comments


Mauro Garcia, ou Garcia Salvador, era o jogador mais conhecido no Rio Branco no início da década de 40. Habilidoso, ele deixou seu nome na história do Tigre anotando 24 gols nas três primeiras edições da famosa Lei do Acesso.

Fez 69 jogos pelo alvinegro, atuando de 43 a 50 e de 52 a 53 em Americana, segundo o jornalista e historiador Claudio Giória. 

Garcia faleceu no dia 16 de janeiro. Na foto ao lado, ele aparece no centro dos que estão em pé. Toda família sentiu muito sua perda e certamente a nação riobranquense também. Com idade bastante avançada ele teve complicações irreversíveis. Dentre os membros da família está o vereador Thiago Brochi, que presenteou o jornalista Roger Willians no ano passado com a foto original do time de 1943.

Ele entrou pra história ao marcar duas vezes no empate com o Palmeiras em 3 a 3 no ano de 1944. Esse jogo foi em prol às obras do Hospital São Francisco.  Também marcou por estar em campo no primeiro jogo da história do RB na Segunda Divisão em 1947, quando sua equipe perdeu para a Francana por 2 a 0.

Garcia vai para o céu montar um grande esquadrão riobranquense junto com Marquinhos Sartore, Gilmar Lima, Afrânio Riul e tantos outros que falaríamos por longo tempo aqui neste espaço. Valeu, Garcia! 

0 comments: