Copa Paulista: a competição que o Tigre "nunca casou"

4/26/2014 0 Comments


Que o Rio Branco é uma das maiores forças do estado de São Paulo, isso ninguém nega. Um dos times mais gloriosos e encardidos (no bom sentido) da história. Entretanto, há uma competição que o Tigre ainda não "casou", que é a Copa Paulista. Será que quebraremos este jejum neste ano? Boa leitura! 

O alvinegro americanense participou da edição dos anos de 1999, 2003, 2004, 2006, 2008, 2009, 2010, 2012 e 2013. Em 2014, poderá participar pela décima vez da competição. A melhor campanha aconteceu em 2013, quando o Tigre foi eliminado na segunda fase da Copa Paulista. 

Porém, dentro das nove edições que o alvinegro disputou, o Rio Branco entrou em campo 131 vezes, sendo 40 vitórias, 36 empates e 55 derrotas. Um aproveitamento de 39,7%. O torcedor do Tigre soltou 161 vezes o grito de gol, mas se calou diante de outros 200 gols sofridos. Totalizando, um saldo negativo de -39. 

As maiores vitórias aconteceram em 2003 e 2008. No primeiro ano em questão, o Rio Branco derrotou o São Paulo B por 5 a 1. Já no segundo ano em questão, o alvinegro americanense bateu o Ituano pelo mesmo 5 a 1. 

A maior derrota aconteceu em 2006, quando o Tigre padeceu diante do São Carlos, por 6 a 0. 

As melhores exibições do Rio Branco aconteceram em 2008 e 2013. No primeiro ano em questão, o Tigre da Paulista venceu o Ituano por 5 a 1, um massacre empolgante em Americana. Já no segundo ano em questão, o alvinegro americanense não deu chances para o Linense, derrotando o Elefante em Americana, por 4 a 1. 

Todavia, em 2010, o Rio Branco fez sua pior exibição. O Tigre da Paulista padeceu frente o XV de Piracicaba por 5 a 0. Uma exibição marcada pela baixíssima posse de bola do Rio Branco, bem como somente uma finalização.

Abaixo listamos alguns jogos históricos do Rio Branco na Copa Paulista, independente se o resultado foi uma derrota ou vitória. Todas as matérias foram retiradas do Jornal Todo Dia de Americana, Futebol Interior e RB Torcedor:

16/07/03 - São Paulo B 1x5 Rio Branco | A goleada

Todo Dia - Sobrou Rio Branco diante do São Paulo (B), ontem pela manhã, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. O Tigre goleou o Tricolorzinho por 5 a 1, em jogo atrasado da sétima rodada da Copa Estado de São Paulo, e chegou à vice-liderança do grupo 2, ao somar 12 pontos, o mesmo número do líder Ituano, que com uma vitória a mais (quatro contra três) supera o time americanense na classificação. Nas seis primeiras rodada, o Tigre havia marcado apenas sete vezes.

O Rio Branco oscilou no primeiro tempo e deu chances ao São Paulo (B), que abriu o placar aos 27min com gol de Robert. O Tigre chegou ao empate aos 40min, quando Tiago arriscou um chute de fora da área e acertou o canto direito do goleiro Matheus.

No segundo tempo, o time americanense se acertou em campo e passou a dominar a partida. Logo a 1min, Juliano fez 2 a 1. Aos 13min, o lateral Marcinho cruzou da esquerda e Odil, de cabeça, ampliou para 3 a 1. O atacante Wilton Goiano, aos 16min, recebeu lançamento, invadiu a área e sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou e fez 4 a 1 para o Tigre. O atacante Juliano fechou o placar aos 36min, após aproveitar cruzamento de Marcinho.

Marcinho, que fez dois cruzamentos que resultaram em gols, e Juliano, que marcou dois gols, foram os destaques da partida. O próximo jogo do Tigre pela Copa Estado será contra o São Bento, domingo, às 11h, em Sorocaba, fechando o primeira fase da competição. Na segunda fase, os jogos serão em turno e returno dentro do grupo - o Tigre vai enfrentar Ituano, Ferroviária, Palmeiras (B), Guarani (B), Rio Claro, XV de Piracicaba e XV de Jaú. Pafa a partida contra o São Bento, Marcinho deverá ganhar a posição na lateral esquerda.

17/08/03 - Rio Branco 1x0 XV de Jaú | Sofrível!

Todo Dia 
- O Rio Branco segue demonstrando excessiva limitação e pouca qualidade em jogos da Copa Estado de São Paulo. Ontem, um gol contra salvou o Tigre de novo vexame, garantindo a vitória da equipe sobre lanterna XV de Jaú por 1 a 0, no Estádio Décio Vitta, em Americana. Com o resultado, a equipe americanense, que encerrou uma seqüência de três jogos sem vitória, manteve-se na segunda posição do grupo 2, seis pontos atrás do líder Ituano e apenas um à frente do Guarani (B), terceiro colocado. Domingo, a equipe de Campinas enfrenta o Tigre em Americana.

Diante do fraco futebol apresentado pelo Rio Branco e a fragilidade do adversário, o apito final do juiz David Ricardo Mioto arrancou de torcedores o seguinte grito: “Obrigado, seu juiz”. A frase reflete o futebol de baixa qualidade presenciado por um público de apenas 157 pagantes.

No jogo de ontem, o Rio Branco perdeu duas boas oportunidades de gol nos primeiros dez minutos de jogo. Sem marcação, o volante Everton e o atacante Juliano erraram conclusões dentro da área. Em nenhum momento, o Tigre deixou de ter o domínio da partida, mas não se mostrou agressivo.

O único gol do jogo aconteceu aos 26min e o Rio Branco contou com a sorte. O lateral-esquerdo Fabiano cruzou e o goleiro Carlos Luna socou a bola sobre o zagueiro Fernando Neres. A bola bateu no jogador e foi para o gol.

Além do azar de sofrer o gol contra, o XV de Jaú perdeu dois jogadores titulares até o 29min. Os meio-campistas Rafael e Vendramini deixaram o campo contundidos e foram substituídos por Juliano e Luizinho.

Quem também teve azar foram os poucos torcedores presentes no Estádio Décio Vitta. Depois de assistirem a um péssimo primeiro tempo, esperavam pelo menos uma melhora dos dois times no segundo, o que não aconteceu.


Aos 16min do segundo tempo, o técnico Waguinho fez uma substituição tática. Trocou Fabiano por Léo e deslocou Jonas para a lateral-esquerda. A alteração reduziu a criatividade da equipe, já que o meio-campista Jonas era um dos poucos que trabalhava na armação de jogadas.

22/08/04 - XV de Piracicaba 1x2 Rio Branco | Uma das poucas

Todo Dia - O Rio Branco venceu o XV de Piracicaba por 2 a 1, ontem à tarde, em Piracicaba, pela terceira rodada do returno do Copa Federação Paulista de Futebol, deixou a lanterna do grupo 4 - agora é quinto colocado - e acabou com uma invencibilidade de 14 meses do adversário em jogos disputados no Estádio Barão da Serra Negra.

A última derrota do XV em Piracicaba ocorreu em 8 de junho de 2003, para o Santo André, por 1 a 0, na rodada de abertura da Copa Estado de São Paulo.

No jogo de ontem, o Rio Branco utilizou da velocidade no ataque para chegar à vitória. Aos 24min do primeiro tempo, Zulu acionou Edenilson, que numa jogada rápida abriu o placar para o Rio Branco. A equipe piracicabana teve dificuldades de se encontrar em campo, abusou dos erros de passe e se precipitou nas finalizações.

No segundo tempo, o time da casa tomou a iniciativa da partida e partiu em busca do empate, que não demorou para acontecer. Aos 14min, Paulinho Marília não vacilou e mandou a bola para as redes fazendo 1 a 1. Porém, a alegria dos torcedores do time da casa durou pouco. Três minutos depois, Zulu marcou o gol da vitória do Rio Branco. O XV pressionou, mas não conseguiu o empate.

20/07/08 - Rio Branco 5x1 Ituano | Sensacional

Futebol Interior - O Rio Branco mostrou que é um sério candidato ao título da Copa Federação Paulista de Futebol, ao golear o Ituano, por 5 a 1, na manhã deste domingo, na estréia das duas equipes na competição.O placar elástico deixa o clube de Americana na liderança do Grupo 3, devido ao saldo de gols. XV de Piracicaba e Atlético Sorocaba, que venceram Itapirense e São Bento, respectivamente, dividem a liderança da chave, mas tem somente um gol de saldo, enquanto o Tigre tem quatro.


O Rio Branco abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo, com o atacante Lincoln. Aos 29 minutos, Rodriguinho marcou o segundo do time da casa, que ampliou três minutos, com Jonathan. O Ituano ainda esboçou uma reação ao descontar com Paulo, aos 41 minutos da primeira etapa.

No segundo tempo, o Tigre não amoleceu e continuou em cima do Galo de Itu, marcando o quarto ao mais uma vez com Lincoln, aos 12 minutos, acabando com qualquer chance de reação do Ituano. No finalzinho, o Rio Branco ainda vez mais um, com Bruno, aos 43 minutos, dando números finais à goleada do clube de Americana.

17/08/08 - Rio Branco 3x2 União São João | Emocionante!

Futebol Interior - Partida equilibrada. Destaque para o golaço de Lincoln, o primeiro do Tigre, de bicicleta.

O União São João não se acomodou e tentou a reação. Aos 11 minutos, por pouco não empatou a partida após cruzamento da direita. Rafael Aidar foi a referêcia no ataque da Ararinha e levava perigo à meta do goleiro do Tigre.

Logo aos nove minutos, o time do Rio Branco abriu o marcador. Após cobrança de falta, em desvio de cabeça que bateu na trave, a bola sobrou para Lincoln que, de costas para o gol, emendou uma bicicleta para fazer um lindo gol. O atacante, agora, é um dos artilheiros da Copa Paulista, com 7 gol feitos, ao lado de Viola, do Penapolense.

No entanto, aos 22, em escanteio cobrado por Danilinho, André Stocco escorou de cabeça para aumentar a vantagem. 2 a 0. Em seguida, o técnico Edson Vieira botou o lateral-direito Rogerinho no lugar de Moreira. E voltou a pressionar, sobretudo nas jogadas de bola aérea, com Tiago Henrique.

Chuva de gols! Aos 24, Romarinho fez bela jogada, invadiu a área e bateu em cima do goleiro. No rebote, a bola sobrou para Lincoln, que bateu no travessão.

O jogo recomeçou no mesmo ritmo em que terminou a primeira etapa. O União São João diminuiu, com Rafael Aidar, logo aos 16 minutos. Aos 36, André Luiz conseguiu empatar para o União São João, após falha do goleiro Guilherme. Dois minutos depois, contudo, o Rio Branco voltou à frente no placar, com gol de Fred, no rebote de uma cobrança de falta alçada na grande área.

Ficha Técnica

Rio Branco 3 x 2 União São João

União São João
Philip; Luan Henrique, Gaspareto, Cleber e Alex Nunes (Kléberson); Freire, Tiago Henrique, Cortez (André Luiz) e Moreira (Rogerinho); Rafael Aidar e Adilson
Técnico: Édson Vieira 

Rio Branco
Guilherme; Rodrigo Di, Alex, Márcio e Éverson; Jonathan, Fred, Rodriguinho e André Stocco (Tiago Silva); Lincoln e Danilo (Caconde).
Técnico: Ivo Secchi

17/09/08 - Mogi Mirim 3x5 Rio Branco | O Sapão virou Sapinho

Futebol Interior - Mesmo com chances quase nulas de classificação, o Mogi Mirim ainda sonhava com uma vitória para manter as esperanças de ir para a próxima fase da Copinha.

No começo da partida, tudo levava a crer que a segunda vitória do Sapo na Copa Paulista sairia diante do Rio Branco de Americana.

Pressionando o adversário desde do inicio, o Sapão da Mogiana chegou ao primeiro gol logo aos 4 minutos de partida com o meio campista Amaral.

Em vantagem numérica no placar, o Mogi Mirim continuou melhor e aumentou a vantagem para 2 a 0, aos 14 minutos, novamente com o atleta Amaral.

Mas o Rio Branco diminuiu logo em seguida, aos 16 minutos da primeira etapa. Lincoln sofreu penalidade máxima e o próprio jogador bateu diminuindo o placar a favor do Mogi Mirim para 2 a 1.

Animados, os jogadores do time de Americana foram pra cima do Sapão da Mogiana acreditando em uma reação e ela realmente aconteceu. Com gols aos 20 e 23 minutos da primeira etapa, marcados por Danilinho e Everton, respectivamente, o Rio Branco virou o placar para 3 a 2 diante do Mogi Mirim. E o primeiro tempo terminou assim.

Mais gols
Na volta para o segundo tempo, o técnico do Mogi Mirim, Givanildo Silva, pediu mais vergonha na cara para os atletas do Sapo. O pedido parecia que seria atendido pelos jogadores do clube vermelhinho. E, logo, a um minuto da segunda etapa, o atacante Paulinho marcou o gol de empate do Sapo; 3 a 3.

Apenas esperanças, aos 13 minutos do segundo período, Lincoln novamente balançou as redes para o Tigre de Americana deixando o Rio Branco novamente na frente; 4 a 3.

Depois disso, o Mogi Mirim se perdeu em campo e permitiu mais um gol da equipe adversária. Aos 34 minutos, Bruno chutou forte e marcou o quinto gol da equipe do Rio Branco de Americana.
A goleada sofrida em casa para o Rio Branco por 5 a 3, tirou qualquer possibilidade de classificação do Mogi Mirim.

31/07/10 - XV de Piracicaba 5x0 RBEC | Não era o Tigre


Futebol Interior
 - O XV de Piracicaba no primeiro tempo, jogou melhor que o Rio Branco, mas que teve a primeira chance foi o time visitante, aos 10 minutos. O atacante Monga bateu forte de fora da área, o goleiro Leandro fez grande defesa.

Mas não durou muito tempo, e o XV de Piracicaba abriu o placar, aos 17 minutos. Depois de escanteio cobrado por Marlon, o meia Rodolfo apareceu sozinho na segunda trave e sozinho empurrou para o fundo das redes.

Não demorou muito para o Nhô Quim ampliar. Aos 33 minutos, o meia Paulinho recebeu na entrada da área, driblou o zagueiro e bateu forte, sem chances para o goleiro Anderson Henal.

Foi fácil

Se a primeira etapa foi fácil para o XV de Piracicaba, o segundo tempo foi melhor ainda, pois logo, aos sete minutos, o time fez o terceiro gol. Depois de bela jogada de Marlon, a bola sobrou para Paulinho que tirou bem o goleiro, estufando as redes.

O Rio Branco não conseguia chegar ao ataque, e o Nhô Quim só administrava o placar, até que aos 26 minutos, chegou ao quarto gol. O atacante Ronny que havia acabado de entrar na partida, recebeu livre de marcação e na entrada da área, bateu cruzado, sem chances.

Dois minutos mais tarde, o XV sacramentou o resultado. Depois de escanteio da direita, a bola passou por todo mundo, e sobrou no pé de Fábio Santos que sozinho e sem goleiro só empurrou, para fechar o placar de 5 a 0.

07/08/10 - Rio Branco 3x0 União São João | Mostrando as garras

Futebol Interior - Jogando em seus domínios, a equipe do Rio Branco tinha a proposta de ir ao ataque logo nos primeiros minutos da partida. Não demorou muito e logo aos quatro minutos, o time da casa chegou a sua primeira chance de gol. Após falha do zagueiro Wilson, a bola sobrou para Diego Silva que chutou em cima do goleiro Marcelo.
Em seguida, aos sete minutos, Zé Elder fez linda jogada pela direita e tocou para Silas. O jogador chutou colocado e obrigou, mais uma vez, o goleiro do time de Araras a fazer uma bela defesa.

Tentando equilibrar a partida, o União São João tentava chegar ao ataque adversário tocando a bola. Sem sucesso e com muitos passes errados, o time visitante arriscava chutes de fora da área e jogadas individuais.

De tanto insistir, o Tigre abriu o placar aos nove minutos de jogo. Após belo passe de Rodrigo Gaúcho, o atacante Monga ficou cara a cara com o goleiro Marcelo, e tocou na saída do arqueiro para abrir o placar.

Acordou?

Após sofrer o gol, o União São João precisou ir ao ataque. Aos 24 minutos de jogo, o goleiro do Rio Branco, Henal, fez duas belas defesas. No primeiro lance, Hegon chutou forte no canto esquerdo e ele defendeu, no rebote, de bicicleta, Henrique obrigou o arqueiro a fazer um verdadeiro milagre. Tentando o último lance de perigo, aos 51 minutos, Zé Helder invadiu a área e chutou nas mãos de Marcelo.

Tigre com fome de gol
Parece que a conversa no vestiário serviu para o técnico Flavinho ajustar a equipe Ararense que estava mal na partida. Logo no primeiro minuto da etapa complementar, Uanderson recebeu passe de Alex Nunes e chutou de fora da área, obrigando Henal a fazer uma boa defesa.

Se o União São João queria empatar o jogo, o time de Americana queria ampliar o marcador.

Como no primeiro tempo, o Rio Branco ampliou a partida logo nos primeiros minutos do segunda tempo. Após confusão na área, a bola sobrou para Matheus, que em posição duvidosa, fez o segundo.

Sem dar chances do União São João se recuperar na partida, logo aos seis minutos, o meia-atacante Abuda acertou um belo chute da intermediaria e marcou o terceiro do Tigre na partida. Perdido dentro de campo, o União São João via a cada minuto que passava a derrota se aproximar.

Aos dezoito minutos da segunda etapa, o lateral-esquerdo do Rio Branco, Rodrigo, agrediu o zagueiro Castan do time do União São João com um pontapé e foi expulso de campo. Com a partida ganha, o time da casa administrou o resultado e conquistou sua segunda vitória na competição, ficando entre os quatro melhores de seu grupo na competição.

02/09/12 - Guaçuano 0x2 Rio Branco | O freguês de 2012


RB Torcedor - O Guaçuano foi melhor no primeiro tempo, porém o Tigre foi mais aplicado taticamente e aproveitou as chances que criou. A defesa do Tigre e o ataque, estava funcionando com muito equilíbrio e eficiência, ao contrário do Mandi. 

O gol veio logo cedo, aos 11 minutos, quando Júlio César tocou para Marcelo Soares que estava livre e chutou no ângulo direito: Rio Branco 1x0 Guaçuano. Mais tarde, aos 24 minutos, Ricardo Lopes cobrou falta e o goleiro Victor não conseguiu defender, um golaço do alvinegro: Rio Branco 2x0 Guaçuano.

No segundo tempo o Rio Branco foi melhor, novamente muito aplicado taticamente e perfeito defensivamente. O Guaçuano não deu maiores perigos, mesmo com as várias mudanças de João Batista, além de tomar certa pressão do alvinegro. O melhor lance de perigo foi em chute de Ray, onde Éder fez boa defesa, mas os números do placar não mudaram: Rio Branco 2x0 Guaçuano

24/07/13 - Rio Branco 1x1 São Bento | Gol mil do RB no DV

Todo Dia - Rio Branco foi pior no primeiro tempo e dominou o segundo; Giba fez o gol mil do Tigre no Décio Vitta

Rio Branco e São Bento cravaram um empate justo em 1 a 1, ontem à noite, no jogo em que o Tigre marcou seu milésimo gol no Estádio Municipal Décio Vitta, em Americana. O volante Giba foi quem entrou para a história ao marcar o gol, num dos jogos mais gelados que o time fez nas últimas duas décadas, em que o termômento marcou 8ºC no estádio.

O jogo pela terceira rodada do grupo 6 da Copa Paulista teve o São Bento melhor no primeiro tempo. O Rio Branco foi o dono do segundo, e os gols saíram em lances de bola parada.

Os três meias do time americanense não ousaram em jogadas individuais, a não ser Robertinho, que pelo menos tentou, e foram anulados pelo esquema de dobra na marcação do São Bento, em que um jogador dava combate e outro sempre estava na sobra. Rafinha, Badinho e Robertinho ficaram devendo, tanto que foram substituídos depois de um grito de um torcedor ao técnico Júlio César: “Põe fogo no jogo, Júlio.”
No primeiro tempo, o Rio Branco não conseguiu impor seu ritmo, o São Bento adiantou a marcação e tomou conta do meio de campo. O time visitante mandou uma bola no travessão e fez um gol, enquanto o Tigre trocou passes e não teve criatividade.

Aos 10min, o São Bento já estava jogando dentro do campo de defesa do Tigre, e aos 38min, Tatá fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e rolou para Willian, que da marca do pênalti mandou uma bomba e acertou o travessão. Aos 42min, o time beneditino abriu o placar depois de cobrança de escanteio pela esquerda. Elton se antecipou ao zagueiro Toninho e ao goleiro Juninho e desviou de cabeça.

No segundo tempo foi o Tigre quem deu as cartas. O time se expôs aos contra-ataques, mas dominou, mandou bola na trave, marcou um gol e o goleiro Henal fez pelo menos duas grandes defesas.
O gol de empate do Rio Branco saiu logo aos 2min. Após cobrança de escanteio, Rodolfo tocou de cabeça, Henal salvou quase em cima da risca, a bola voltou e bateu no rosto de Giba, o zagueiro tirou, Toninho tentou marcar, a zaga rebateu e o lance sobrou novamente para Giba, que mandou uma bomba e estufou a rede. Um gol chorado, mas que entrou para a história do Tigre.

Aos 13min, Ronaldo chutou forte, cruzado, de fora da área, e Henald defendeu. Aos 14min, Willian, em contra-ataque, perdeu, livre na pequena área, gol certo. Aos 29min, Rafael Piauí se livrou de dois marcadores e quando viu o canto direito de Juninho aberto tentou finalizar, mas errou. Aos 41min, Jajá concluiu, na pequena área, cruzamento da direita, mas Henal fez um milagre ao abafar o lance em cima da risca, evitando o gol que seria o da vitória do Rio Branco.

Aos 46min, Jobinho cruzou da esquerda, Jajá e Samir foram para a jogada, mas ninguém desviou, a bola bateu na trave e saiu, no último lance do jogo.

O Rio Branco folga na rodada do final de semana e depois fará dois jogos seguidos fora de casa, dia 31, quarta-feira, contra o Ituano, em Itu, e dia 3 de agosto, sábado, contra o Paulista, em Jundiaí. O Tigre volta a jogar em Americana no dérbi do dia 10 agosto, um sábado, às 16h, contra o União Barbarense.

10/08/13 - Rio Branco 1x0 União Agrícola | Tabu de sete anos quebrado

Todo Dia - Fim do tabu. Com um gol de Robertinho aos 31min do segundo tempo, o Rio Branco derrotou o União Barbarense por 1 a 0, ontem pela manhã, no Estádio Municipal Décio Vitta, em Americana. Havia sete anos (sete jogos) que o Tigre não derrotava seu maior rival. Com a vitória, no encerramento do turno do grupo 3 da Copa Paulista, o Tigre chegou a 11 pontos e segue na vice-liderança, enquanto o Leão da 13 é o penúltimo, com quatro. Os quatro melhores de cada grupo se classificam à segunda fase.

O Rio Branco foi melhor que o União no dérbi. O time da casa jogou no ataque o tempo inteiro, apostando nas bolas áreas, enquanto o Leão da 13 se limitou a defender e praticamente não levou perigo ao gol adversário.

No primeiro tempo, a estratégia do União, jogando fora de casa, foi parar o adversário, por isso optou por entrar em campo com três volantes e um ala improvisado de meia. Com isso, anulou o articulador de jogadas do Rio Branco, Rafinha, obrigando o time americanense utilizar as jogadas aéreas e parando sempre no goleiro Cléber.

Aos 10min, Rafinha recebeu pela direita, dentro da área, e chutou forte, acertando a trave. Aos 23min, Jajá escorou de cabeça cruzamento de Rafinha e Cléber defendeu no centro do gol, à queima-roupa. Aos 25min, uma grande de defesa de Cléber, em nova cabeçada de Jajá no canto esquerdo. A última chance do Tigre veio aos 38min, quando Robertinho passou por dois adversários e chutou forte, parando novamente em Cléber.

O Rio Branco não se encontrou no início do segundo tempo e o União teve espaços para ir ao ataque. Aos 7min, Rafinha chutou de fora da área e Cléber defendeu, na primeira boa chance do Tigre. O União teve suas duas únicas chances de gol aos 23min, quando Caihame chutou e Fernando defendeu com facilidade, e aos 26min, em lançamento para Júlio César, que finalizou com perigo para nova defesa de Fernando.
O gol saiu aos 31min. Dois zagueiros do União, Vanderlei e Deivid Souza, tomaram a frente de Jobinho e tinham a jogada dominada, mas se atrapalharam ao chutar a bola pra frente e ela ficou com o atacante do Tigre, que levou a bola até próximo à pequena área e serviu de bandeja a Robertinho. Ele dominou e tocou no canto direito do gol do União para definir o dérbi.

Aos 34min, Robertinho cruzou da direita, a zaga tirou a bola dos pés de Jobinho na pequena área e o lance sobrou para Rodolfo, que concluiu sem querer, quase ampliando. Aos 39min, Júlio César em jogada individual fez Fernando trabalhar na última boa chance da partida.

Sábado, o Rio Branco enfrenta o Red Bull, às 10h, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, com transmissão da Rede Vida. Será a quinta partida do Tigre em oito rodadas com transmissão ao vivo. O União Barbarense vai a Itu, domingo, às 10h, para enfrentar o líder Ituano, com transmissão da Rede TV.


10/08/13 - Rio Branco 4x1 Linense | Presa fácil

Todo Dia - O Rio Branco aniquilou o Linense e conseguiu sua primeira goleada na Copa Paulista, 4 a 1, ontem à noite, no Estádio Municipal Décio Vitta. Com a vitória, o Tigre passou a ocupar a segunda colocação do grupo 5, com oito pontos, um à frente do XV, que foi goleado pelo Audax por 4 a 1, ontem à tarde.

O Audax, com nove pontos, já está classificado à próxima fase. No jogo de sábado, às 19h, em Piracicaba, o Tigre precisa ao menos um empate contra o XV para avançar às quartas de final da competição.

O Rio Branco deu as cartas no primeiro tempo, enquanto o Linense se limitou a marcar e sair nos contra-ataques, mas não teve sucesso. O time americanense envolveu o Linense, mas as chances de gols foram poucas. Aos 11min, Jordã tentou de fora da área, e aos 13min, Gercimar finalizou com perigo. Aos 20min, Rafinha foi lançado, chegou na risca da grande área e sofreu falta, que não foi marcada, causando revolta da torcida. Aos 32min, Ronaldo cruzou, Robertinho desviou de cabeça, na pequena área, mas a bola foi para fora.

O Tigre marcou aos 38min. Índio foi lançado, se aproximou da área e serviu Rafinha, que invadiu e na saída do goleiro mandou a bola para o gol, marcando 1 a 0. O time americanense quase ampliou aos 40min, numa bomba de Ronaldo que o goleiro defendeu e, na sobra, Robertinho concluiu para fora.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o Tigre manteve a intensidade, voltou no ataque e Toninho, usando a cabeça, marcou dois gols e definiu a vitória do time americanense. O Linense apenas correu atrás do Rio Branco, sem se encontrar.

Aos 6min, Rafinha cobrou falta e Gercimar, na pequena área, perdeu grande chance de cabeça. Aos 8min, Rafinha cobrou escanteio pela esquerda, e Toninho, se agachando e antecipando a zaga, desviou de cabeça e mandou a bola no ângulo esquerdo, um golaço, 2 a 0.

O terceiro gol do Tigre foi um clone do segundo, Rafinha cobrou escanteio pela direita, Toninho subiu de cabeça e mandou a bola no canto direito, fazendo 3 a 0.

Aos 37min, o juiz marcou pênalti contra o Tigre. Houve muita reclamação sobre a marcação da penalidade, que aos 39min foi cobrada e concluída por Anderson Cavalo, fazendo 3 a 1.

Aos 41min, Robertinho cruzou da direita, Allysson desviou de cabeça e Rafinha, na pequena área, mandou uma bomba de primeira, fechando a conta, 4 a 1.

Rio Branco e XV já se enfrentaram uma vez na Copa Paulista, com vitória do Tigre por 1 a 0 na abertura da segunda fase.

Retrospectos na Copa Paulista

Rio Branco x Atlético Sorocaba: 1 vitória | 3 empates | 1 derrota
Rio Branco x Audax: 2 empates
Rio Branco x Campinas: 1 vitória | 1 empate
Rio Branco x Capivariano: 1 empate | 2 derrotas
Rio Branco x Corinthians B: 2 derrotas
Rio Branco x EC Osasco: 1 empate
Rio Branco x Ferroviária: 1 vitória | 3 derrotas
Rio Branco x Grêmio Osasco: 2 empates
Rio Branco x Guaçuano: 2 vitórias
Rio Branco x Guarani B: 2 vitórias | 1 empate | 2 derrotas
Rio Branco x Independente de Limeira: 2 vitórias | 2 derrotas
Rio Branco x Itararé: 2 derrotas
Rio Branco x Itapirense: 1 vitória | 1 derrota
Rio Branco x Ituano: 4 vitórias | 3 empates | 7 derrotas
Rio Branco x Juventus: 1 vitória
Rio Branco x Linense: 1 vitória | 1 empate | 2 derrotas
Rio Branco x Mogi Mirim: 2 vitórias | 2 empates | 2 derrotas
Rio Branco x Nacional: 1 vitória
Rio Branco x Noroeste: 1 vitória | 1 derrota
Rio Branco x Oeste: 1 vitória | 1 empate
Rio Branco x Palmeiras B: 1 vitória | 1 derrota
Rio Branco x Paulista: 3 vitórias | 5 empates
Rio Branco x Ponte Preta: 1 empate | 1 derrota
Rio Branco x Red Bull: 2 vitórias | 2 derrotas
Rio Branco x Rio Claro: 1 vitória | 1 empate
Rio Branco x Santo André: 1 empate | 2 derrotas
Rio Branco x São Bento: 1 vitória | 3 empates | 1 derrota
Rio Branco x São Caetano B: 1 empate
Rio Branco x São Carlos: 2 derrotas
Rio Branco x São Paulo B: 2 vitórias | 1 derrota
Rio Branco x União Barbarense: 1 vitória | 2 empates | 5 derrotas
Rio Branco x União São João: 3 vitórias | 3 derrotas
Rio Branco x Votoraty: 1 vitória | 1 empate
Rio Branco x XV de Jaú: 2 vitória | 2 derrota
Rio Branco x XV de Piracicaba: 2 vitórias | 4 empates | 8 derrotas

Todos os jogos
1.     Ferroviária 2-0 Rio Branco
2.     Rio Branco 0-2  XV de Novembro/J
3.     Noroeste 1-3 Rio Branco
4.     Rio Branco 2-3 Noroeste
5.     XV de Novembro/J 0-2 Rio Branco
6.     Rio Branco 1-2 Ferroviária
7.     Rio Branco 2-1 Juventus
8.     Santo André 2-0 Rio Branco
9.     Rio Branco 2-0 Nacional
10. EC Osasco 0-0 Rio Branco
11. Rio Branco 1-1 Atlético Sorocaba
12. São Paulo B 1-5 Rio Branco
13. Rio Branco 2-2 São Caetano B
14. São Bento 0-1 Rio Branco
15. XV de Novembro/P 3-2 Rio Branco
16. Rio Branco 1-1 Rio Claro
17. Ferroviária 3-1 Rio Branco
18. Rio Branco 1-0 XV de Novembro/J
19. Rio Branco 2-1 Guarani B
20. Palmeiras B 4-2 Rio Branco
21. Rio Branco 1-2 Ituano
22. Rio Branco 1-1 XV de Novembro/P
23. Rio Claro 0-1 Rio Branco
24. Rio Branco 2-1 Ferroviária
25. XV de Novembro/J 3-0 Rio Branco
26. Guarani B 4-3 Rio Branco
27. Rio Branco 1-0 Palmeiras B
28. Rio Branco 0-0 Guarani B
29. Ituano 3-0 Rio Branco
30. Rio Branco 0-3 Ituano
31. União Barbarense 2-1 Rio Branco
32. Rio Branco 1-1 XV de Novembro/P
33. São Paulo 2-1 Rio Branco
34. Rio Branco 2-1 Guarani
35. Ituano 2-1 Rio Branco
36. Rio Branco 1-3 União Barbarense
37. XV de Novembro/P 1-2 Rio Branco
38. Rio Branco 4-2 São Paulo
39. Guarani 3-1 Rio Branco
40. São Carlos 6-0 Rio Branco
41. Rio Branco 0-1 Itararé
42. União São João 4-0 Rio Branco
43. Rio Branco 1-1 Mogi Mirim
44. XV de Novembro/P 2-0 Rio Branco
45. Rio Branco 3-1 Independente
46. Corinthians 2-0 Rio Branco
47. Rio Branco 0-1 São Carlos
48. Itararé 2-1 Rio Branco
49. Rio Branco 1-2 União São João
50. Mogi Mirim 3-0 Rio Branco
51. Rio Branco 1-5 XV de Novembro/P
52. Independente 1-0 Rio Branco
53. Rio Branco 0-2 Corinthians
54. Rio Branco 5-1 Ituano
55. XV de Novembro/P 3-2 Rio Branco
56. São Bento 2-2 Rio Branco
57. Rio Branco 2-1 Mogi Mirim
58. Itapirense 4-1 Rio Branco
59. Rio Branco 3-2 União São João
60. Atlético Sorocaba 0-1 Rio Branco
61. Ituano 1-1 Rio Branco
62. Rio Branco 1-1 XV de Novembro/P
63. Rio Branco 0-1 São Bento
64. Mogi Mirim 3-5 Rio Branco
65. Rio Branco 1-0 Itapirense
66. União São João 4-2 Rio Branco
67. Rio Branco 1-1 Atlético Sorocaba
68. Rio Branco 1-0 Oeste 
69. Linense 3-0 Rio Branco
70. Rio Branco 0-0 Santo André
71. Santo André 1-0 Rio Branco
72. Rio Branco 1-1 Linense
73. Oeste 1-3 Rio Branco
74. Rio Branco 2-2 União Barbarense
75. Ponte Preta 2-1 Rio Branco
76. Rio Branco 2-0 Ituano
77. Votoraty 1-1 Rio Branco
78. Rio Branco 1-1 Paulista
79. Rio Branco 1-1 Campinas
80. Sorocaba 2-0 Rio Branco
81. Barbarense 0-0 Rio Branco
82. Rio Branco 3-3 Ponte Preta
83. Ituano 0-1 Rio Branco
84. Rio Branco 2-1 Votoraty
85. Paulista 1-1 Rio Branco
86. Campinas 0-2 Rio Branco
87. Rio Branco 1-1 Sorocaba
88. Rio Branco 1-2 Red Bull
89. Mogi Mirim 2-2 Rio Branco
90. Rio Branco 0-0 Ituano
91. XV de Novembro/P 5-0 Rio Branco
92. Rio Branco 2-0 Paulista
93. Rio Branco 3-0 União São João
94. Barbarense 1-0 Rio Branco
95. Red Bull 5-0 Rio Branco
96. Rio Branco 0-2 Mogi Mirim
97. Ituano 2-0 Rio Branco
98. Rio Branco 0-3 XV de Novembro/P
99. Paulista 1-1 Rio Branco
100.                   União São João 1-3 Rio Branco
101.                   Rio Branco 1-2 União Barbarense
102.                   Rio Branco 0-1 Ituano
103.                   Capivariano 2-1 Rio Branco
104.                   Rio Branco 2-1 Guaçuano
105.                   Independente 1-0 Rio Branco
106.                   Paulista 1-1 Rio Branco
107.                   Rio Branco 0-0 XV de Novembro/P
108.                   Ituano 3-3 Rio Branco
109.                   Rio Branco 2-2 Capivariano
110.                   Guaçuano 0-2 Rio Branco
111.                   Rio Branco 0-1 Independente
112.                   Rio Branco 1-1 Paulista
113.                   XV de Novembro/P 3-1 Rio Branco
114.                   Rio Branco 2-0 Red Bull Brasil
115.                   Grêmio Osasco 2-2 Rio Branco 
116.                   Rio Branco 1-1 São Bento (Gol mil do Rio Branco no Décio Vitta)
117.                   Ituano 2-0 Rio Branco 
118.                   Paulista 0-1 Rio Branco
119.                   Rio Branco 1-0 União Barbarense
120.                   Red Bull Brasil 1-2 Rio Branco
121.                   Rio Branco 1-1 Grêmio Osasco
122.                   São Bento 0-0 Rio Branco
123.                   Rio Branco 1-0 Ituano
124.                   Rio Branco 1-0 Paulista
125.                   União Barbarense 2-1 Rio Branco
126.                   Rio Branco 1-0 XV de Novembro/P
127.                   Linense 2-1 Rio Branco
128.                   Rio Branco 2-2 Audax
129.                   Audax 2-2 Rio Branco
130.                   Rio Branco 4-1 Linense

131.                   XV de Novembro/P 2-1 Rio Branco

0 comments: