A volta de Cilinho

4/26/2014 0 Comments

Matéria escrita em janeiro de 2012 por Roger Willians em seu antigo blog


Mesmo com a notícia da eminente vinda de Parraga como técnico do Tigre para 2013 na Série A3, foi oficializada a informação de que o comandante do alvinegro será mesmo Otacilio Pires de Camargo, o Cilinho, 73 anos (na foto em 1993 ao lado do médico Dr. Armando Fornari, no DV). Sua apresentação acontecerá ainda nesta semana, sem dia definido.

A imprensa americanense desde ontem (sábado) já noticiava o resultado de um almoço do treinador com os cartolas do Tigre. Cilinho voltará ao cenário do futebol paulista depois de anos trabalhando no futebol apenas fora das quatro linhas.

"Estamos muito felizes com a contratação de Cilinho. Ele era nosso primeiro nome da lista. Ele (Cilinho) demonstrou bastante motivação para assumir o time a partir de setembro. Ele vai nos ajudar na montagem do elenco e no resgate da credibilidade do clube", declarou o gerente de futebol, Fred Smania, ao Jornal O Liberal.


Por suas mãos, o Tigre teve reveladas quase duas dezenas de atletas que renderam cerca de 30 milhões de Dólares. Ele já iniciará os trabalhos no dia 1 de setembro e seu contrato irá até o final do Paulista da Série A3 de 2012. Os demais membros da comissão técnica serão indicados por ele.

“O Cilinho será o treinador do Rio Branco. Conversamos com ele hoje (ontem) e houve o acordo. Dentro da próxima semana faremos o anúncio oficial. Trata-se de um nome conhecido internacionalmente e vem dentro do trabalho proposto pela diretoria, que é de reestruturar o futebol do Rio Branco”, comemorou o diretor  de futebol Edison Fassina ao Todo Dia.

Cilinho fez 54 jogos pelo RB

Segundo o jornalista e historiador do Tigre, Claudio Gioria, Cilinho (na charge abaixo do ótimo cartunista Carlos Reis de 1993) comandou o alvinegro em 57 jogos, com 26 vitórias, 18 empates e 13 derrotas. Cilinho é o sexto treinador que mais vezes comandou o Tigre (pós 1979), atrás de Afrânio Riul, Carlos dos Santos, Cassiá, Lula Pereira e Zé Teodoro.

“A história de Cilinho no Tigre começou com a campanha ruim na Copa 90 Anos da Federação Paulista de Futebol, em 1992. (...) iniciou o Paulistão de 1992 como técnico da equipe, lançou o garoto Flávio Conceição e deixou o time na terceira posição de seu grupo, o que lhe garantiu lugar entre os grandes no Paulistão de 1993. No final do Paulistão de 1992, Cilinho preferiu não renovar contrato. A separação durou apenas seis meses. Em junho de 1993, voltou ao Tigre, que só jogaria amistosos até o final do ano. Voltou com salários inimagináveis hoje em dia no clube - ainda mais sem uma competição oficial para disputar. Especulava-se à época que Cilinho ganhava cerca de US$ 10 mil.


Naqueles amistosos do final de 1993, contra equipes inexpressivas, a maioria amadora, lançou o meia Souza, que explodiria no ano seguinte. No final do ano, aceitou dirigir o time no Paulistão de 1994. Caiu após apenas quatro rodadas e duras críticas à Federação Paulista de Futebol, algo mais do que comum em sua carreira.”, destacou o jornalista em recente coluna publicada no Jornal Todo Dia.

0 comments: