Pesquisa aponta Tigre com quase 50 mil torcedores

4/26/2014 0 Comments

Deu no Copa Americana - No dia 12 de fevereiro de 2001 o jornal Tododia publicou matéria com resultado de ampla pesquisa sobre torcidas de futebol realizada na cidade de Americana e também na Região pelo instituto De Salvi. Foram entrevistados 400 americanenses maiores de 16 anos que responderam duas perguntas. Na primeira, espontaneamente, para qual time torciam. Na segunda, também espontânea, se torciam para um segundo time.

O Corinthians lidera com 23,5% dos americaneneses, seguido de perto pelo Palmeiras, que tem 21,3% dos torcedores da cidade. O São Paulo é o terceiro com 9,5%. O Rio Branco surpreende na quarta colocação com 7,5% seguido de perto pelo Santos com 7,3%. Segundo o De Salvi, o Tigre é o único time local da Região a figurar entre os primeiros. Em todas as outras cidades os quatro grandes do estado lideram a pesquisa.

O Rio Branco possui ainda 12,5% de torcedores que o consideram seu segundo time em Americana. Na região chega a ter 3,6% dos torcedores nas cidades de Nova Odessa, Hortolândia e, para desespero dos unionistas, Santa Bárbara d'Oeste. E é na cidade do arqui-rival que aparece a maior surpresa. O Rio Branco chegou a ser citado como o primeiro time por vários barbarenses. Como segundo time é o terceiro colocado com 1,5% atrás somente de União e São Paulo e na frente de Corinthians e Palmeiras. Em Americana o União não foi citado nem como primeiro nem como segundo time.





O jornalista Zaramelo Jr, porém, entende que a torcida do Rio Branco esteja em torno de 80 mil pessoas. Ele justifica dizendo que esse número representa o americanense "da gema", que cresceu assistindo jogos no Riobrancão e vivendo a boa fase do clube, como associado ou não. Os demais são pessoas que migraram para Americana, na visão de Zara, ou que nasceram (viveram a juventude) antes de 1979, quando o Rio Branco estava com seu futebol inativo. Essa parcela teria adotado times de São Paulo para torcer e passaram isso de pai para filho e assim por diante, fato que explicaria por que o Tigrão tinha mais torcida antigamente.

0 comments: