Descoberto o panfleto com o primeiro hino do Tigre na história

4/26/2014 0 Comments

Matéria escrita por Roger Willians com colaboração de Cláudio Giória

O jornalista e historiador do Rio Branco, Claudio Gioria, que há anos pesquisa a história do alvinegro e que em breve deve publicar um livro, enviou e-mail ao blog contando sobre o panfleto que ganhei e sobre o hino, que agora descobrirmos ser o primeiro escrito ao clube. Agradeço muito o contato do Claudio e segue abaixo o relato:

"Eu ganhei um panfleto desse há uns dez anos do Rocha Neto, lendário historiador de futebol, já falecido, de Piracicaba. Ele não se lembrava o motivo, mas pesquisando em jornais descobri que ele foi distribuído aos torcedores quando o Rio Branco voltou ao futebol em 1979, na derrota para o Noroeste por 1 a 0 em 13 de maio, após 20 anos de inatividade (veja que no canto esquerdo está escrito "Ele voltou"). Com duas décadas paradas no futebol, o clube ficou meio esquecido, embora movimentasse outras modalidades esportivas e tivesse eventos sociais, mas o grande carro-chefe, o futebol, não existia. Por isso fizeram o planfleto para contar um pouco da história do clube aos torcedores, já que muitos deles não haviam vivido o período anterior.

Quanto ao hino, é sim o primeiro hino da história do Rio Branco. É de 1922. Gomes de Almeida era um poeta paulista que fez a letra do hino. Germano Benencase fez a melodia. Nunca encontrei qualquer gravação porque nunca fui atrás disso, mas se pesquisar um pouco é capaz de encontrar, mesmo porque a família Benencase ainda existe em Americana e é capaz de ainda ter isso".
  
Mais uma relíquia: primeiro hino da história do Rio Branco Esporte Clube

Pessoal, olhem que panfleto fenomenal que consegui. Certamente data da década de 70 ou 80. Uma raridade mesmo. Além do pôster do time fabuloso de 22, traz os dados do clube e um "hino do Rio Branco".  O mais espetacular é que esse hino é supostamente o primeiro hino de todos.

Talvez essa letra seja do hino que era cantado em praça pública após as vitórias e títulos e cuja música era executada pela bandinha de Villa Americana na estação ferroviária da Cia Paulista, quando o Rio Branco Football Club chegava na cidade.

0 comments: