Rio Branco é Campeão Paulista de vôlei em 1983

3/20/2015 0 Comments

Há 31 anos, no dia 10 de dezembro de 1983, o Tigre conquistava mais uma glória esportiva em sua rica história de 101 anos. Naquele dia, o Rio Branco venceu o XV de Jaú por três sets a zero - um verdadeiro passeio -, e sagrou-se campeão estadual de voleibol. 

1983 é um ano bastante glorioso ao alvinegro, na época presidido por Luis Mário Marin, ou "Tchida Marin". No ano em questão, o Tigre conquistou o título do estadual de vôlei, fez uma belíssima campanha no paulista de hóquei, e no futebol bateu na trave, quase subindo à elite estadual, mas parando no XV de Piracicaba que tinha um meio de campo comandado por Pianelli. Além disso, a parte social do Rio Branco recebeu grande atenção, tendo seus bailes e domingueiras com grande sucesso e procura. 

Confira a matéria do O Liberal de terça-feira, 13 de dezembro de 1983. Vale lembrar que, na época, os jornais não circulavam nas segundas-feiras, e mesmo a decisão sendo no sábado, o domingo passou sem qualquer notícia esportiva. 


Transcrição da matéria 
Com uma atuação praticamente perfeita, a equipe de voleibol masculina do Rio Branco - conveniada com a prefeitura - sagrou-se vencedora do Campeonato Estadual da modalidade. O jogo que decidiu o título foi realizado sábado à noite no ginásio de esportes "Milton Fenley Azenha", no Centro Cívico, e em apenas 52 minutos o sexteto local conseguiu passar sobre o 15 de Novembro, de Jaú, por 3 sets a zero. 

 Foi o segundo jogo das finais já que, uma semana antes, o Rio Branco também havia derrotado o 15 por 3 sets a 1, na cidade de Jaú. O técnico Zito, após a vitória, chegou a afirmar que "esperava mais do adversário, que não jogou nem a metade do que sabe". Porém, ressalvou o valor dos atletas locais que praticaram um voleibol de muita qualidade. 

Os dois árbitros do jogo - Vicente Canahunga e Saulo Afonso -, não tiveram muito trabalho já que a superioridade técnica riobranquense não permitiu muitas ações ofensivas por parte do 15. Toda a equipe americanense conseguiu manter-se acesa. Não houve substituições e os seis jogadores que atuaram cumpriram o determinado. 

 Há de se ressaltar o trabalho de Mário, Lélio, Luis Fernando, Marcelinho, Marcos Nunes e Edmilson. Esta vitória, que significa o título do Estadual, confirmou mais uma vez a volta do Rio Branco à 1ª Divisão na próxima temporada, ao lado das grandes equipes de São Paulo (casos de Pirelli, Pinheiros, Paulistano, Fonte São Paulo e outras). O 15 de Jaú também subiu. 

CAMPANHA DO RB 
Rio Branco 1x3 Ipanema, 3 a 0 sobre Piracicaba, 0 a 3 para Itapema de Guarujá (WO), 3 a 1 no Ipanema, 3 a 2 em Piracicaba, 3 a 0 no Itapema, 3 a 2 na Associação Atlética Banco do Brasil, 3 a 2 sobre Osasco, 3 a 0 no Ipanema, 3 a 0 sobre o Banco do Brasil, 3 a 0 com Osasco, 3 a 1 no Ipanema, 3 a 2 no Náutico, 3 a 0 no Náutico, 3 a 1 no 15 de Jaú e 3 a 0 no 15 de Jaú. 

TRÊS REFORÇOS 
O técnico Zito revelou, ontem à tarde, que o Rio Branco deverá manter o atual elenco de voleibol e tentar a contratação de três reforços para o próximo mês. Magal, Aldmir e Mário Maringuela estão sendo contactados e propostas à altura da técnica do voleibol destes jogadores serão oferecidas até o final de dezembro. A possibilidade maior de aquisição está sobre Magal, integrante da seleção "B" do Brasil que, neste ano, disputou a Universidade. Marcio Maringuela - atualmente no Palmeiras e morando na Capital, será convidado. Já Aldmir, da Fonte São Paulo, apesar de estar na lista de contratações, tem a sua vinda um pouco mais dificultosa. Isto porque a Fonte não exibe vontade de perder o jogador. A movimentação para que empresas da cidade patrocinem o vôlei também já se iniciou. A Jacyra foi a única durante a temporada de 83 e deverá permanecer contratualmente. 

0 comments: